Nokia contra a HTC

A Nokia fabricante de celulares e smartphones, entrou com uma ação contra a HTC.

Apesar da sua situação , a Nokia não se esquece de proteger e defender suas patentes. Em 2012, o fabricante entrou com uma ação contra a HTC por violar 45 patentes diferentes. Entre os países em que a ações foram iniciadas, o Tribunal de Patentes de Londres acaba de dar o veredito e dar razão para a Nokia. A HTC vai apelar, mas a Nokia já quer proibir alguns modelos e pedir compensações financeiras. Isso vai piorar ainda mais a situação da HTC.

A Nokia e a HTC não estão em uma situação confortável. A primeira vai se separar em poucos meses, oficialmente, da sua divisão celular e a segunda, está vendo se confirmar, perigosamente, a queda de sua receita.

No entanto, a Nokia continua suas ações contra outros fabricantes suspeitos de violar suas patentes. E isso, especialmente, porque a Nokia manterá a posse de todas as patentes registradas. Lembrando que em 20 anos, a Nokia investiu 43 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, permitindo o registro de mais de 10.000 patentes.

Em 2012, a Nokia iniciou uma ação legal contra a HTC em vários países. Em causa, a violação de mais de 45 patentes relacionadas a vários elementos de hardware e de software .

Na Grã-Bretanha , o Tribunal de Patentes de Londres emitiu o seu veredicto. Ele deu razão à Nokia concluindo que a HTC violou várias patentes, especialmente em tecnologias de rede.

Após esta vitória, a Nokia não pretende parar por aí. Na verdade, o fabricante declarou que “o julgamento ( … ) é um passo importante na (nossa) diferença com a HTC.” “Agora, (nós vamos) pedir uma liminar contra a importação ( … ) produtos falsificados pela HTC no Reino Unido, assim como uma compensação financeira.” Esta nova iniciativa poderia enfraquecer a HTC. Principalmente porque o smartphone mais caro, o HTC One, faz parte da lista de produtos que poderia ser proibido.

A HTC apelou…. vem ai mais pano pra manga !