ABNT NBR ISO/IEC 17799 : 2005

 

ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005

  Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Código de prática para a gestão da segurança da informação.
Information technology – Security technical – Code of pratice for information security management.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização.

As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

A ABNT NBR ISO/IEC 17799 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados (ABNT/CB-21), pela Comissão de Estudo de Segurança Física em Instalações de Informática (CE-21:204.01).
O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 03, de 31.03.2005, com o número de Projeto NBR ISO/IEC 17799.
Esta Norma é equivalente à ISO/IEC 17799:2005. Uma família de normas de sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) está sendo desenvolvida no ISO/IEC JTC 1/SC 27. A família inclui normas sobre requisitos de sistema de gestão da segurança da informação, gestão de riscos, métricas e medidas, e diretrizes para implementação. Esta família adotará um esquema de numeração usando a série de números 27000 em seqüência. A partir de 2007, a nova edição da ISO/IEC 17799 será incorporada ao novo esquema de numeração como ISO/IEC 27002. Os termos relacionados a seguir, com a respectiva descrição, foram mantidos na língua inglesa, por não possuírem tradução equivalente para a língua portuguesa:

  • Back-up – cópias de segurança de arquivos.
  • BBS (Bulletin Board System) – sistema no qual o computador pode se comunicar com outros computadores através de linha telefônica, como na Internet.
  • Call forwarding (Retorno de chamada) – procedimento para identificar um terminal remoto.
  • Covert channel – canal de comunicações que permite que dois processos cooperativos transfiram a informação de uma maneira que viole a política de segurança do sistema.
  • Denial of service (negação do serviço) – impedimento do acesso autorizado aos recursos ou retardamento de operações críticas por um certo período de tempo.
  • Dial up – serviço por meio do qual o terminal de computador pode usar o telefone para iniciar e efetuar uma comunicação com outro computador.
  • E-business – Forma de uma organização realizar uma transação comercial.
  • E-gov – forma de um governo realizar uma transação comercial.
  • Firewall – sistema ou combinação de sistemas que protege a fronteira entre duas ou mais redes.
  • Gateway – máquina que funciona como ponto de conexão entre duas redes.
  • Hackers – pessoa que tenta acessar sistemas sem autorização, usando técnicas próprias ou não, no intuito de ter acesso a determinado ambiente para proveito próprio ou de terceiros. Dependendo dos objetivos da ação, podem ser chamados de Cracker, Lammer ou BlackHat.
  • Logging – processo de estocagem de informações sobre eventos que ocorreram num firewall ou numa rede.

 

Para continuar a leitura da norma ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005

clique na imagem a baixo para download.

 

Downloads - ABNT NBR ISO/IEC 17799 : 2005
ATENÇÃO : O link foi trocado clique na imagem para download da norma ok , e bom proveito !!!